Share

Niederegger-Mini Baguetes Vermelhos Marzipan c Chocolate 1O Marzipan é um doce muito apreciado e consumido na Alemanha, composto principalmente por amêndoas e açúcar. Suas versões mais conhecidas vem cobertas com uma fina camada de chocolate puro (amargo).

Acredita-se que o marzipan teve sua origem em 1407 em Lübeck na Alemanha, quando houve grande falta de grãos. O rei então ordenou aos padeiros da região que desenvolvessem um alimento utilizando as matérias primas disponíveis. Foi então desenvolvido esse “pão de amêndoas” para evitar a fome na região.

Recomenda-se saborear em pequenas fatias, acompanhado de chá, cervejas intensas de estilos como Belgian Trippel, German Eisbock (Ex: Schneider Weisse Aventinus Eisbock) além de conhaque, vinho do Porto ou champagne.

Massa base de marzipan – A qualidade do marzipan é definida pela quantidade de massa base de marzipan em sua composição. A massa base de marzipan é composta por 2 partes de amêndoas e 1 parte de açúcar, podendo ter ainda acréscimo de água no limite máximo de 17%. Dependendo do fabricante, a massa base de marzipan é misturada com mais açúcar para formar o produto final. Quanto mais massa base de marzipan na receita, melhor a qualidade do produto.

Tabela de qualidades:

Niederegger Marzipan – composto por 100% massa de marzipan (até 66% de amêndoas)
Edelmarzipan – composto por 90% massa de marzipan e 10% açúcar (até 60% de amêndoas)
Tradicional - composto por 50% massa de marzipan e 50% açúcar (até 33% de amêndoas)

220px-EU-Gemeinschaftszeichen_ggA.svg

Na Europa, o termo “Lübecker Marzipan”
é uma Denominação de Origem Controlada (DOC)
pois foi na cidade de Lübeck que o
Marzipan criou raízes e se
tornou um produto famoso.

 

 

Cafe_Niederegger

A marca mais conhecida é a Niederegger, empresa que foi fundada em 1806 na cidade de Lübeck pelo alemão Johann Georg Niederegger. Nesta foto, o café da Niederegger na cidade de Lübeck, que foi aberto em 1822 e que funciona até hoje recebendo os apaixonados por Marzipan. No segundo andar, existe o museu do Marzipan, onde é possível ver formas de madeira usadas para moldar a massa, além de bonecos feitos totalmente com o doce.

A importadora Stuttgart de Blumenau introduziu o marzipan no mercado brasileiro na década de 80. No início, o produto não encontrou muitos apreciadores, mas com o passar dos anos, o marzipan foi caindo no gosto dos brasileiros e conquistou uma grande quantidade de fãs. Hoje, para encontrar exemplares de marzipan, basta você ir na sua loja delicatessen preferida.

Confira a relação de marzipans da marca Niederegger disponíveis no Brasil: clique aqui

Conheça também os marzipans da Zentis, que contém mais açúcar em sua composição e que por este motivo agrada muito o paladar brasileiro: clique aqui