Share

A Stuttgart Artigos Finos esteve presente no curso de “Técnicas de degustação e cultura cervejeira” realizado nos dias 23 e 24 de novembro na Vila Germânica em Blumenau.

IMG_1292

2013-11-23 09.04.25

Quem ministrou o curso foi o Biersommelier  Douglas Merlo, que possui uma vasta experiência sobre a cultura cervejeira no Brasil e no mundo.

Alguns tópicos abordados entre muitos outros foram:

Degustação, métodos e aplicações.

Tipos de fermentação

Estilos

Matérias primas

Harmonização

Método de serviço

Os alunos participantes puderam contar degustar e harmonizar 4 de nossas cervejas.

  • A Aecht Schlenkerla Rauchbier (pronúncia: écht xlenkérla rauchbier) que é a cerveja mais tradicional do tipo “Rauchbier” da Alemanha.

IMG_1283

É fabricada desde 1678 na cidade de Bamberg, no Estado alemão da Baviera. Tem graduação alcoólica de 5,1% e a sua temperatura ideal para apreciação é de 7-8°C Ela é uma cerveja bem escura, aromática, de fermentação inferior, feita com maltes defumados.

O conhecedor toma esta cerveja devagar, mas com persistência e objetividade. Ele sabe que o segundo copo é mais gostoso que o primeiro, e que o terceiro é mais gostoso que o segundo. Ele toma no intervalo da manhã e da tarde, com Leberkäse quente (bolo de carne) e com Kümmelwecken (pãozinho com cominho), combinação apelidada de “Kipfla” pelo povo de Bamberg. Toma à noite com carnes defumadas e com queijos coloniais ou com salsichas alemãs e com chucrute. Toma sozinho ou acompanhado por todos, pois a “Aecht Schlenkerla Rauchbier” aproxima e alegra os conhecidos e os que ainda vão se conhecer.

A Schlenkerla pode proporcionar uma experiência inesquecível. Para tornar a sensação ainda melhor, siga as seguintes dicas para servir: É desejável que o copo de Schlenkerla tenha cerca de ¼ da altura do copo de espuma. A espuma deve ultrapassar a altura do copo em cerca de 1cm. Para isso, sirva devagar e constantemente e ao final deixe a cerveja cair de uma altura maior, para que forme uma espuma mais alta. Utilize por este motivo somente copos muito bem lavados e secos. De preferência o copo original de 500ml da Aecht Schlenkerla Rauchbier.

IMG_1321

Vinda do Coração da Natureza Fabricada com o melhor trigo amadurecido ao sol e com fermentação superior, a Licher Weizen é refrescante e gostosa como um banho natural nas águas das florestas alemãs.

Sai com tanto frescor da garrafa que é possível perceber a origem da cerveja, direto do coração da natureza.

A Licher Privatbrauerei fabrica suas especialidades desde 1854, mas foi somente em 2006 que a cervejaria lançou a suacerveja especial de trigo, baseada em diversos estudos de mercado que realizou na Alemanha. Foi desta forma que a Licher conseguiu chegar tão perto dos desejos do consumidor de hoje. Prova disso são os inúmeros testes cegos realizados no Brasil que colocaram esta cerveja em primeiro lugar dentre ascervejas de trigo, como por exemplo o teste do site “Brejas”.

Ela é diferente das tradicionais cervejas de trigo alemã. Bastam poucos goles para perceber a sua qualidade excepcional.

É fabricada na cidade de Lich, centro da Alemanha, nas proximidades de Frankfurt. Graduação alcoólica: 5,4%

IMG_1291

Bem escura, forte, com espuma de longa duração, aroma e sabor que lembram ameixa madura, caramelo, cravo e canela. Uma Cerveja intensa, elaborada a partir da Aventinus clássica, passando por um processo de congelamento e extração de parte da água para deixá-la mais encorpada.

Harmoniza de forma fantástica com Crêpes Suzettes, Profiteroles com calda de chocolate puro, Tiramisu e com queijo parmesão bem maduro.

IMG_1290

A “Cerveja Mágica” Fabricada na cidade de Bad Köstritz, centro leste da Alemanha, desde 1543.

Ela é a cerveja preta mais antiga do mundo e a mais vendida na Alemanha. É resultado da combinação da mais avançada tecnologia de fabricação com uma longa tradição. A produção desta cerveja é baseada no tipo Pilsen, mas utiliza malte torrado.  A sua fermentação é inferior e a graduação alcoólica é de 4,8%. A Köstritzer é uma cerveja com amargor equilibrado e um corpo marcante. Possui boa espuma, e seu gosto lembra café.

É importante lembrar que ela não é doce como uma cerveja do tipo Malzbier.

Os apreciadores das cervejas especiais estão em franco crescimento no Brasil e para a Stuttgart é um prazer auxiliar nesta árdua tarefa que é degustar e apreciar boas cervejas.